‘Festa do Doce’ de Piranguçu será dia 22 de junho
Encerramento: 04/06/2019

A tradicional ‘Festa de São João’ do município de Piranguçu, mais conhecida como ‘Festa do Doce’, já tem data para a edição de 2019. Será dia 22 de junho, no bairro dos Pintos.

Organizado pela própria comunidade e festeiros do bairro, o evento acontece há mais de 100 anos e já conquistou milhares de frequentadores. “Esta festa representa grandes valores culturais de Piranguçu: a religiosidade e a união popular. Desde a preparação, passando pelo fabricação dos doces meses antes, até à procissão com a imagem de São João, dependemos do trabalho de todos. É uma riqueza local, que queremos sempre valorizar”, comenta o prefeito municipal, Ricardo Martins.

Por agregar este valor cultural para cidade, o Conselho Municipal do Patrimônio de Piranguçu (COMPHAAC) já inventariou a festa como ‘Bem Imaterial’ e a Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza, anualmente, o ‘Curso de Doces Cristalizados’, para dar continuidade na técnica, capacitando novos moradores e difundindo a cultura.

Na programação, além da distribuição gratuita dos doces depois da novena, muita devoção e fé ao santo festeiro, com a reza do terço e procissão. No sábado, dia 22, a partir das 17, o público já pode se deliciar com barracas de quentão, vinho quente, comidinhas locais e muitas brincadeiras como pescaria, pau de sebo (com premiação), cadeia, quadrilha e concurso de dança de forró (para duplas). No final da noite, show com o Trio Pegada Sertaneja.

No domingo, dia 23, às 14h, é o momento de louvar a São João no terço.

Sobre São João

O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho, data atribuída ao seu nascimento. Conhecido como o ‘Santo Festeiro’, é considerado o santo mais próximo de Cristo, primo de sangue e foi quem batizou Jesus, às margens do rio Jordão.

O termo Festa Junina, era atribuído pelo mês de sua realização, junho. Mas dizem que, a princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina, em homenagem a ele.

São comemorações marcadas por danças e pratos típicos. E alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, a quadrilha, entre outros.

Veja a programação completa.

FOTOS: Festa em Louvor a São João 2018