Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Piranguçu - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Google Fotos
Rede Social Instagram
Agenda
‘Nosso tapete, nossa herança’ – Corpus Christi em Piranguçu
Encerramento: 18/06/2019
Sobre o evento

 

A solenidade de Corpus Christi é uma festa que os católicos promovem para celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. O município de Piranguçu, com cerca de 89% da sua população católica (segundo dados do IBGE 2010), manterá a tradição da procissão pelas ruas da cidade, no dia 20 de junho, e promoverá um projeto para a fabricação dos tapetes.

O diretor municipal de Cultura e Turismo, Eder Ferreira, explica a proposta. “Em nossa cidade, a data foi reconhecida como um bem inventariado pelo Conselho Municipal do Patrimônio de Piranguçu (COMPHAAC). Para valorizar esse legado da comunidade, o projeto consiste em pedir que famílias se unam na confecção dos tapetes feitos com pó de serragem”, explica Eder.

 

Para participar:

Este ano, a família pode procurar o Conselho Municipal – COMPHAAC, pelo telefone (35) 3643.1393, ou a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo telefone (35) 9.9701.3083.

Todas as etapas de confecção serão registradas e divulgadas. “Vamos ornamentar as ruas de Piranguçu para a passagem e benção do Santíssimo Sacramento, demonstrando nossa história, cultura e fé”, finaliza Eder.

 

A história

O Corpus Christi é uma tradição católica que surgiu no século XIII para comemorar a instituição da Santa Ceia por Jesus. Acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade (porque a última ceia de Jesus foi em uma quinta-feira).

A igreja católica ensina que a ceia do Senhor é mais que uma lembrança do sacrifício de Jesus. É quando o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue verdadeiros de Jesus. Assim, Jesus está presente fisicamente na ceia, conferindo-lhe poder sobrenatural, chamado de transubstanciação (essa doutrina que ensina que o pão e o vinho se tornam a carne e o sangue de Jesus).

Tapetes confeccionados em junho de 1980, em Piranguçu, por José Sales.

 

Fotos Arquivo

 

 

 

Seta
Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023
Copyright Instar - 2006-2023. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia