18 MAI 2022
Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio foi a data escolhida para representar o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças. A escolha dessa data se baseia em um caso que ocorreu em 18 de maio de 1973 conhecido como “Caso Araceli”.

😔 Uma data nada comemorativa que tem o intuito de despertar a atenção e militância de todos os cidadãos a respeito desse assunto tão relevante. Nessa data, escolas, associações e ONG’s realizam atividades para promover o assunto a fim de prevenir e combater a violência sexual contra crianças.

📊 Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos o número de crianças vítimas de abuso e exploração sexual no país é espantoso e precisa ser combatido imediatamente.

📂 A título de informação vale diferenciar abuso de exploração.

📌 Abuso sexual é quando um adulto pratica atos lascivos com crianças ou adolescentes. É preocupante que as ocorrências quase sempre acontecem dentro de casa por parentes ou conhecidos da família.

📌 Exploração sexual é quando um adulto se utiliza de crianças ou adolescentes oferecendo os mesmos a práticas sexuais em troca de dinheiro.

📲👮 Seja qual for o caso que esteja ocorrendo, denuncie.

No Brasil a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República disponibiliza o Disque 100, serviço de denúncia anônima que é gratuito e permanece ativo 24h.

💪 Juntos somos mais fortes e eles precisam de nós. Não se cale, não seja conivente, denuncie!

🔺 Prefeitura Municipal de Piranguçu, juntos somos mais!