Ações de prevenção ao câncer de mama continuam em Piranguçu
Encerramento: 25/10/2016

Em mais uma atividade para convidar a população para refletir sobre o câncer de mama, a Prefeitura de Piranguçu, dentro da campanha ‘Outubro Rosa – Abrace essa causa’, promoveu um ciclo de palestras no último sábado, dia 22, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.

Convidadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as palestrantes e médicas Maria de Lourdes (ginecologista) e Jacqueline de Miranda Borges destacaram a importância da mulher conhecer o seu corpo, entenderem a doença e fazer um autoexame. “ A vida é um teatro sem direito a ensaio, então vamos sorrir, cantar e viver intensamente. Com o apoio da família e dos cuidados com o próprio corpo, tudo fica mais fácil”, orientou Jacqueline.

Outro momento do evento foram os depoimentos de pacientes, tanto de quem já superou a doença, como de quem está em tratamento. Alaine Salles, de 36E anos, retirou a mama depois de um câncer de grau 3. Está na fase de acompanhar o tratamento. Já Valdene, de 52 anos, fez o autoexame e descobriu o caroço aos 50 anos. Tratou, mas agora a doença voltou mais agressiva. “Tirei forças de Deus, que me pegou no colo, quando eu estava muito debilitada, sem força”, declarou Valdene que ouviu de Dirlene a mesma garra para viver. “O câncer foi um presente de Deus, eu tinha o corpo saudável e uma cabeça doente, hoje tenho um corpo doente e uma mente sã. Vejo a vida de outra forma”.

Foram momentos de forte emoção para os presentes, resumidos na fala da secretária municipal de Saúde, Glaucia da Silva Corrêa. “Quero agradecer e dizer que saio daqui transformada. O depoimento emocionante de cada uma de vocês plantaram com certeza uma semente dentro de nós”. O evento teve apoio também do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social.

Por ASCOM

Mais fotos acesse: goo.gl/Ql0QYz