Suplementação mineral de bovinos foi tema de palestra em Piranguçu
Encerramento: 28/10/2016

Realizada pela empresa Matsuda, em parceria com a Emater-MG/Piranguçu (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), uma palestra sobre “Suplementação Mineral de Bovinos” foi oferecida a cerca de 30 produtores leiteiros de Piranguçu. Com apoio da Prefeitura Municipal, o evento foi realizado dia 26, no bairro São Bernardo. “Nosso objetivo é a divulgação de novas tecnologias e produtos, como sementes de pastagem e suplementação mineral para gado de corte e leite”, explicou o representante de vendas da Matsuda, Ivair Martins. Esta palestra é um complemento à Chamada Pública do Leite, que é um contrato assinado entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e a EMATER–MG, tendo como objeto a execução de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, destinados a atender agricultores familiares vistas ao desenvolvimento sustentável das unidades de produção familiar, em diversos municípios da bacia leiteira do Estado de Minas Gerais. Em Piranguçu são 25 produtores atendidos e este é o segundo ano do programa no total de 3 anos.

A palestra foi proferida pelo veterinário da empresa, Antônio Carlos Andrade, que apresentou outros suplementos que colaboram com a qualidade e quantidade na produção do leite e da carne. “Estamos aqui também para orientar e dar dicas de manejo do rebanho”, comentou ele. A Matsuda foi fundada em 1948 e é líder no ramo de sementes de pastagens.

Estavam presentes ainda o extensionista da Emater-MG de Piranguçu, Túlio Meirelles; a secretária da Emater-MG, Ana Paula Ramos; a secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Neusa Maria da Silva Oliveira e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Raimundo Mendonça. Também presentes, 22 produtores de Piranguçu, e alguns produtores de cidades vizinhas.

Na opinião do produtor, João Ronaldo, que produz mais de 200 litros por dia na cidade de Pedralva, as dicas servirão para aumentar a produção. “Tenho 22 cabeças de gado e gostei muito do que aprendi aqui hoje”. O mesmo foi compartilhando por Micheli, esposa do Fernando, morador do bairro São Bernardo. “Sempre é bom aprender um pouco mais, ainda mais com o profissional veterinário”.

:

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024