Associação do Bairro São Bernardo tem nova diretoria
Encerramento: 04/05/2019

Membros da nova diretoria da Associação junto ao engenheiro da Emater, João Ferreira, e o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Rennó

A Associação dos Moradores do Bairro São Bernardo, do município de Piranguçu, elegeu sua nova diretoria em assembleia geral extraordinária, realizada no dia 30 de abril. A renovação da diretoria visa dar continuidade aos trabalhos associativos da entidade, aprimorar as atividades da pecuária leiteira, em especial quanto a granelização comunitária do leite, e buscar novas ações para a melhoria econômica e social da comunidade.

Antecedendo a eleição, em apoio à associação de moradores, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG) promoveu uma palestra de sensibilização dos associados, denominada ‘Prosa Motivacional’, ministrada pela coordenadora técnica da Emater, Aline Guidis, sobre os princípios básicos do associativismo, suas vantagens, condicionantes e possíveis entraves.

Em seguida, o engenheiro agrônomo do escritório Emater – Piranguçu, João Marcos Ferreira, falou sobre a importância do empreendimento dos tanques coletivos de leite, com a cessão dos equipamentos pelo município e estado. “Cinco tanques coletivos instalados nos bairros Freires, Borges, São Bernardo e Pintos consolidam o associativismo, pois, além de atenderem a legislação atual, resguardando a qualidade do leite, favorecem a atividade leiteira e garantem o mercado devido ao interesse dos compradores pelo produto diferenciado, em qualidade e quantidade” ressaltou o engenheiro.

Durante sua apresentação, João Ferreira mencionou que a manutenção da ação proporcionou aos agricultores sustentar um mercado otimista, contribuindo para o aumento de 11,5% na produção, em 2018, atingindo um total de 1.166.301 litros de leite naquele ano (Fonte: Laticínios da Região). “Esse aumento é atribuído, também, ao preço diferenciado que é pago ao produtor pelo volume de leite concentrado em pontos estratégicos para a coleta, se comparado à coleta pulverizada em propriedades isoladas desses bairros”, comentou Ferreira.

Volume de Leite Fornecido em Tanques Comunitários – Piranguçu/MG. Litros / Ano
Bairro São Bernardo 462.656
Bairro dos Pintos 42.506
Bairro dos Freires 117.154
Bairro dos Borges 296.882
Total em 2018 1.166.301

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Raimundo Mendonça Rennó, representando o prefeito, Ricardo Martins, participou do evento e falou aos associados sobre questões legais da entidade, com destaque para as declarações negativas da RAIS e da contribuição de tributos federais (DCTF). O secretário também falou da necessidade de regularização dos documentos da associação, para atender o ‘Marco Regulatório’ conforme a legislação, e informou que a contadora da prefeitura encontra-se disponível para assessorar, gratuitamente, as associações do município.

A Nova Diretoria

Foram eleitos, para a nova diretoria da Associação dos Moradores do Bairro São Bernardo, por aclamação:

Presidente – Celso Antônio Batista Bueno (conhecido por Serjão Bueno)

Vice-presidente – Anderson Augusto Bueno da Silva

1º Secretário – Pedro Paulo da Silva

2º Secretário – Marcelo Bueno

1º Tesoureiro – Célio Rodrigues do Prado

2º Tesoureiro – Rodrigo Aparecido da Rocha

Conselho Fiscal

Membros efetivos – Plínio Antunes de Siqueira, Éverton Luiz da Silva e Geraldo Batista da Silva.

Suplentes – Edson Bueno da Silva, Margarete Nunes Pinto da Silva e Laércio de Ângelo Cruz.

O processo de eleição e posse dos membros da nova diretoria da Associação dos Moradores do Bairro São Bernardo foi conduzido pelo engenheiro da Emater, João Ferreira, e pelo integrante da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Procópio.

O engenheiro agrônomo do escritório Emater – Piranguçu, João Ferreira, falou sobre a importância dos tanques coletivos de leite

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Rennó, falou aos associados sobre questões legais da entidade