Piranguçu inaugura Unidade Básica de Saúde no bairro Cachoeirinha
Encerramento: 19/04/2016

Na presença da representante da Superintendência Regional de Saúde, Fernanda Maria Lacerda Dias, a Prefeitura Municipal de Piranguçu realizou na manhã de domingo, dia 17, a entrega da Unidade Básica de Saúde ‘Dr. João Severiano Ribeiro’, no bairro Cachoeirinha. “É com prazer que participo dessa inauguração. Parabenizo a equipe de Saúde do município pela visão ampliada ao firmar convênio junto ao Estado e implantar essas melhorias de infraestrutura. Quando bem organizado e resolutivo, o atendimento primário é responsável por 80% da demanda de saúde dos usuários do SUS, por isso é necessário qualificar e melhorar as unidades de saúde”, avaliou ela, que é coordenadora de Atenção Primária à Saúde na região.

O prefeito municipal, Alexandre Augusto Ramos, mencionou e agradeceu cada servidor envolvido desde o início do projeto. Ele destacou que a UBS é um sonho que trará mais comodidade aos pacientes e profissionais que nela trabalham. “Sempre procurei priorizar Saúde e Educação, que são os dois pilares de toda cidade. Por isso fico tão satisfeito em entregar ao povo da minha querida cidade essa obra tão importante”, discursou.

De acordo com o prefeito, a construção foi realizada em duas etapas, sendo a primeira no valor de R$ 250 mil, obtidos através de convênio com a Secretaria de Estado. “A segunda, de R$ 368 mil, foi com recursos próprios do município. Um objetivo difícil de atingir, mas que quando temos fé, perseverança e comprometimento com os cidadãos que confiam no nosso trabalho, tudo se encaixa e se concretiza”, analisa ele, que agradeceu também ao deputado federal, Dimas Fabiano, e deputado estadual, Nascib Duarte Bechir, pelo apoio nos recursos.

A cerimônia foi ainda prestigiada pelo vice-prefeito Luiz Claudio Simões; presidente da Câmara Municipal, José Marcio da Silva Correa; secretária municipal de Saúde, Glaucia da Silva Corrêa e demais secretários; comandante do Destacamento da Polícia Militar, sargento Jones Modesto; familiares do Dr. João Severiano, representados por Patrícia Mônica Ribeiro e José Antônio Cintra, os prefeitos de São José do Alegre, Paulo Sérgio da Silva e de Cachoeira de Minas, Carlos Augusto, e os seguintes ex-prefeitos de Piranguçu: José Benedito da Silva, Joaquim Carlos Barbosa e Silvânia Soares de Carvalho. “A cidade tem hoje 53 anos e o alicerce do sucesso é o trabalho de cada um de vocês”, declarou Alexandre aos seus antecessores.

A cerimônia foi encerrada com a visitação dos presentes às novas instalações da UBS e apresentação da Banda Marcial Padre Laureano Marques, sob regência de Paulo Roberto Dotta.

A UBS está localizada à rua Francisco Corrêa, n° 120 e terá o seguinte horário de atendimento: das 07:00 as 17:00 horas.

O homenageado

Dr. João Severiano Ribeiro era itajubense de nascimento (1919) mas com fortes laços familiares em Piranguçu. Seu pai e seu avô tinha sido personagens na fundação daquele município. Graduado em Medicina, com especialidade em ginecologia e obstetrícia, teve papel de destaque nas instituições de Saúde da cidade de Itajubá como Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Xavier Lisboa e Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, entre outras.

Em Piranguçu, além de participar da criação do primeiro posto de saúde, realizou durante cerca de 40 anos aquele que seria o lema de sua vida: o atendimento gratuito aos necessitados. Realizava a entrega de medicamentos, além de também fazer partos e cirurgias desses moradores sem custo algum. “Foi a forma que ele achou de devolver todo o amor recebido da cidade. Todos os domingos filas se formavam no Sítio Pitangueiras e ele não tinha pressa, atendia cada um com atenção. Com certeza a alma do meu pai, sempre olhou, sempre olha e vai continuar olhando por todos vocês”, falou a filha Patrícia Mônica Ribeiro. Ele faleceu em 1986, aos 67 anos.

A escolha do nome foi sugestão do próprio prefeito Alexandre Ramos, que se recorda das visitas ao sr. João com sua mãe.

MAIS FOTOS ACESSE: