Piranguçu participa da 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais
Encerramento: 01/08/2019

Promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), a Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais (JPC/MG) é uma ação que tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Em 2019, o município de Piranguçu participará do projeto realizando diversas ações, em especial oficinas práticas de produção de doces e salgados.  A primeira será o ‘Curso de Doces Cristalizados’, no bairro dos Correinhas. A capacitação acontecerá no Salão da Igreja de São José, entre os dias 5 e 9 de agosto, sob coordenação da artesã Ana Benedicta de Siqueira.

Para o diretor de Cultura e Turismo, Eder Ferreira, a promoção e divulgação do patrimônio cultural são de fundamental importância para tornar mais efetiva a participação social e a gestão compartilhada das políticas de preservação do patrimônio cultural em nosso país, como consequência, em nossa cidade. “O curso de doces cristalizados atende esse propósito ao dar continuidade a esta tradicional cultura de nosso município e região. Os são muito utilizados principalmente pelas comunidades católicas para o recheio dos tradicionais cartuchos de festas vendidos em leilões e nos arraiás das Igrejas”, completou.

Em suas edições anteriores, a JPC/MG registrou a participação de mais de 2.000. Em 2019, o tema é ‘Culinária e Patrimônio’.

Anote:

Evento: Curso de Doces Cristalizados

Bairro: Correinhas

Data: 5 a 9 de agosto

Local: Salão da Igreja de São José

Apoio: Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Cultural de Piranguçu (COMPHAAC)

Fotos: curso realizado entre abril e maio 2019, no Parque de Exposições Getúlio Antunes Siqueira, em Piranguçu