23 AGO 2016
Festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida é também a Festa da Leitoa

A comunidade do bairro do Centro teve um final de semana movimentado. Centenas de pessoas do local e de toda região prestigiaram os dias da festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida, que aconteceu entre os dias 12 a 21 de agosto.

A festa religiosa já é tradição na comunidade e, segundo os organizadores, a cada ano vem atraindo um número maior de visitantes. Além da novena religiosa, teve barracas de comes e bebes, leilões, bingos, as tradicionais roscas caseiras (mais de 200) e a tão esperada cabeça de leitoa recheada.

De acordo com a secretária municipal de Cultural e Turismo, Neuza Oliveira, os festeiros deste ano foram a família de Décio Bretas e Patrícia Gonçalves, que prepararam e receberam todos com muito carinho. “É uma festa muito linda que, para quem não conhece, tem que conhecer o ano que vem”, declarou.

No sábado, dia 20, teve ainda shows artísticos e a tradicional Procissão de Cavaleiros. No domingo, encerramento com almoço e Roda de Viola para animar os presentes.

História: A Festa de Nossa Senhora Aparecida, do bairro do Centro, segue tradições dos antepassados. Tornou-se um evento que transcendeu além das fronteiras da pequena vila, e hoje atinge não apenas a cidade inteira, com o envolvimento de todos os bairros através de suas igrejas, como também as cidades vizinhas, e até o estado de São Paulo, devido a proximidade.

A cada ano a festa é renovada pelo grande número de romeiros e fiéis que participam das comemorações, e também da elaboração de todos os elementos que faz parte da festa. Outro ponto alto da festa é a gastronomia rica em variedades de pratos, preparados pela própria comunidade, em regime de mutirão e divisão de tarefas, que são servidos no encerramento das comemorações, para os romeiros e visitantes.

Hoje a festa faz parte do calendário eclesiástico Mineiro e reconhecida também como um dos eventos oficiais religiosos, da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais, fato que contribui muito para divulgar e prestigiar a tradicional festa.

A força da tradição religiosa em Piranguçu se manifesta em um clima de muita solidariedade e doação, onde todos contribuem com o que podem, uns com produtos, outros com matérias primas, para a confecção das quitandas, dinheiro, e outros com trabalhos voluntários. Outro ponto forte que vem crescendo a cada ano é a procissão dos cavaleiros que vem demonstrando a fé, tradição e muito respeito. São premiados com troféus os representantes das comitivas de cada bairro e de cada cidade que lá comparecem.

23/08/2016
Festa em louvor a Nossa Senhora Aparecida é também a Festa da Leitoa