05 OUT 2016
Outubro Rosa – informação e prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é um evento internacional e nacional, criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, é o período onde há várias ações de mobilização para o diagnóstico precoce, compartilhamento de informações e prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. A prática da atividade física regular, alimentação saudável e equilibrada, manutenção do peso corporal adequado, a amamentação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas contribuem para a prevenção da doença.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são:

• caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor; • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; • surgimento de alterações no bico do peito (mamilo) • saída espontânea de líquido dos mamilos. • Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Mulheres com risco elevado para câncer de mama são aquelas que: • Tiveram caso na família de câncer de mama masculino; • Tem parente de primeiro grau, como mãe, irmã e filha, que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos; • Tem parente com câncer de mama bilateral (nas duas mamas) ou no ovário, em qualquer idade.

Acesse o site do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para mais informações a respeito do câncer de mama:http://www.inca.gov.br/outubro-rosa/