14 OUT 2016
Ver & Rever – Festa de Nossa Senhora Aparecida

As comemorações da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Piranguçu, iniciaram no dia 7 de outubro com o Terço Meditado, seguido da Celebração Eucarística, que se repetiram todos os dias até 12 de outubro. As celebrações contaram com a presença de várias comunidades de Piranguçu, além da Paróquia Santo Antônio de Itajubá e Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pouso Alegre.

No dia 12, houve a tradicional carreata com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saindo da capela de Nossa Senhora do Carmo, no bairro dos Melos, almoço no Salão Paroquial e comemoração do Dia das Crianças com bolo e brincadeiras.

Conheça um pouco sobre a história de Nossa Senhora Aparecida:

A Festa de Nossa Senhora Aparecida já foi celebrada em diversas datas: 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição; 7 de Setembro, dia da independência; e no  5º domingo após a Páscoa.

Em 1953 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro de cada ano. Essa data foi escolhida por ser a data do Descobrimento da América, e por coincidir também com o Dia da Criança.

Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

Com relação ao aspecto religioso, a Festa de Nossa Senhora Aparecida tem o objetivo de reviver o início dessa devoção em outubro de 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:

Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

A imagem foi solenemente coroada – com a coroa que a Princesa Isabel doou – em 8 de setembro de 1904. A imagem passou a ser apresentada, então, com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas. A celebração foi presidida por Dom José Camargo Barros. Estavam presentes o Núncio Apostólico, vários bispos, o senhor Rodrigues Alves, então Presidente da República, e grande multidão. Após este fato, o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.

Veja mais fotos: goo.gl/2JXdEQ

14/10/2016