18 NOV 2016
Participe do ‘Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais’

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) promove, em parceria com os municípios mineiros, o Circuito de Presépios e Lapinhas de Minas Gerais.

A Prefeitura Municipal de Piranguçu através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, convida você para compartilhar seu presépio com toda a comunidade e assim contribuir para a criação de um roteiro de visitação em todo o território do Estado de Minas Gerais.

Faça seu cadastro até 25 de novembro na Biblioteca Pública Municipal Poeta Antônio Martins Ribeiro.

A proposta é realizar a ação em conjunto com os municípios que serão responsáveis por cadastrar os interessados e divulgar seus presépios, que tradicionalmente recebem visitas das Folias de Reis até o dia 6 de janeiro. Como incentivo, a exposição e visitação será parte da contabilização da pontuação do ICMS Patrimônio Cultural.

A articulação dessas iniciativas fortalece a política do Governo do Estado de Minas Gerais de difusão e promoção do patrimônio protegido pelo Iepha-MG e contará com uma grande celebração no dia 6 de janeiro de 2017, quando se comemora o Dia de Reis. A data marcará também a deliberação do Conselho Estadual do Patrimônio de Minas Gerais (Conep) que reconhecerá as Folias de Reis como patrimônio imaterial do estado.

Presépios: costumes e tradição

O Presépio é uma referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo, montada com peças que relembram o menino Jesus na manjedoura ao centro, o local de sua vinda ao mundo e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.

A recriação do cenário em que Jesus teria nascido foi uma inspiração de São Francisco de Assis que encontrou uma oportunidade para a catequese da população de Greccio, na Itália. Num bosque do povoado, em 1223, Francisco festejou a noite de Natal com uma missa solene, diante de um estábulo armado, onde não faltaram o boi e o jumento. Desde então, os franciscanos tornaram-se os principais propagadores do costume. Com figuras de animais, pastores, casinhas pequenas conchas e plantas. o cenário de um presépio varia de acordo com os costumes do lugar.

São comuns grandes armações de presépios contarem com inúmeras miniaturas de diferentes espécies de animais. Assim, leões, bois, galinhas, vacas, pavões, elefantes, macacos, serpentes e girafas ilustram a profecia e a calma dos animais selvagens quando do nascimento do Salvador.

Em Minas, a tradição dos presépios está presente desde o século 18, com muitos deles montados nos chamados oratórios-lapinhas, encontrados nas regiões de Santa Luzia e Sabará.

Tradicionalmente, o dia de desmontar o presépio, a árvore de Natal e toda a decoração é dia 6 de janeiro, em que se celebra o Dia de Reis.