12 ABR 2018
NOTA DE ESCLARECIMENTO – FEBRE AMARELA

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço Municipal de Vigilância em Saúde, torna publico o comunicado referente ao “CASO SUSPEITO DE FEBRE AMARELA” ocorrido no Hospital Escola – AISI no dia 11/04/2018 e que vem repercutindo nas redes sociais, destaca-se que a paciente é residente do município de Itajubá e segundo as informações colhidas não havia sido vacinada. Seguindo Protocolo do Ministério da Saúde, a Epidemiologia de Itajubá realizou a coleta para sorologia e enviou para laboratório de referência em Pouso Alegre, aguarda-se o resultado.

Supõe-se ainda que pelo motivo da família possuir um sítio no Bairro Antunes no município de Piranguçu a mesma possa ter contraído o vírus na região. Região esta que se encontra com Índice de aproximadamente 97% de Cobertura Vacinal de Febre Amarela. Ressalta-se nesse caso a importância da vacina, não só na região em questão e sim nos demais bairros rurais e urbanos. A equipe de saúde está adotando várias formas de atender as necessidades da população, inclusive realizou na semana de 02/04 a 06/04/2018 campanha de vacinação no período noturno na área rural.

A sala de vacina da UBS encontra-se aberta e os interessados devem comparecer munidos do cartão do SUS e cartão de vacinação. Diante dos fatos aguardaremos os resultados laboratoriais para a devida informação a população.

Previna-se! Vacine-se a febre amarela mata.