14 MAI 2018
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
  A Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço Municipal de Vigilância em Saúde, torna publico o comunicado referente ao “CASO CONFIRMADO DE FEBRE AMARELA” ocorrido no Hospital Escola – AISI.   Desta forma o município passa para a categoria 03 – Nota Técnica Conjunta – DVE/SVESAT/DPAPS/CSPPL/SAPS/SES-MG Nº 03/2018 (classificação estabelecida de acordo com o Protocolo do Ministério da Saúde).   Conforme comunicado da SRS Pouso Alegre: “Informamos a confirmação de caso de Febre Amarela Humana de paciente notificado por Itajubá ( residência em Itajubá em área urbana e sítio em Piranguçu, onde se deslocava diariamente e permanência aos finais de semana ) com evolução para óbito e com resultado IGM reagente para Febre Amarela. Pela investigação clínico- epidemiológica realizada pelo município de Itajubá e enviada a esta SRS e informações completares do município de Piranguçu, como ocorrência de epizootias , o caso foi encerrado como CONFIRMADO para FEBRE AMARELA SILVESTRE e COM LPI (Local Provável de Infecção) em Piranguçu.”Intensificam-se a partir desta confirmação as ações de Vigilância e Prevenção à Saúde; informamos que já foram realizadas vacinação Contra Febre Amarela nas áreas rurais e urbanas – Casa a Casa.   Solicitamos que a população que ainda não recebeu dose da vacina, procure a Unidade Básica de Saúde, que se encontra com a sala de vacina aberta de segunda-feira a sexta-feira das 8:00 ás 16:00 horas, os interessados devem comparecer munidos do cartão do SUS e cartão de vacinação.   Diante dos fatos novas ações estão sendo programadas e consequentemente toda a população deve estar atenta a casos de mortes de primatas (macacos) e de conscientização das pessoas que porventura ainda não tomaram a vacina.   Previna-se!