17 MAI 2018
EQUIPE DE EPIDEMIOLOGIA DA SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE SOBRE CASOS DE EPIZOOTIA

A Prefeitura de Piranguçu, através da equipe de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde,vem esclarecer à população sobre os casos de Epizootia.

“Informamos aos munícipes que todos os casos de epizootia (macacos encontrados mortos) que chegam ao conhecimento do Serviço de Vigilância em Saúde estão sendo devidamente notificados e investigados, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde.

Já foram enviados duas notificações de epizootia para analise no laboratório de referência em Belo Horizonte. Sendo que: um resultado foi negativo para febre amarela (macaco encontrado no Bairro dos Melos em 05/12/2017) e outro caso descartado (macaco encontrado no Bairro Pedra Branca 27/01/2018) devido a amostra estar imprópria para analise. Outro macaco encontrado no bairro da Vila Maria em 16/02/2018 não foi enviada a amostra para analise devido ao fato de o mesmo não estar em condições integras necessárias para o exame laboratorial.

Com relação ao ultimo macaco encontrado no Bairro dos Borges em 14/05/2018, informamos que a equipe esteve no local, porém a amostra já se encontrava em decomposição sendo assim impropria para analise.

Reforçamos que as notificações e investigações são realizadas e enviadas para a Regional de Saúde de Pouso Alegre e solicitamos que qualquer informação sobre a febre amarela ou casos de macacos mortos sejam esclarecidos junto a equipe de Vigilância em Saúde de Piranguçu. Informações desencontradas só dificultam o trabalho e causam transtornos ao desenvolvimento das ações.

Lembramos ainda que o melhor e mais eficaz meio de prevenção é a VACINAÇÃO.

As pessoas que ainda não vacinaram devem procurar a Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta munidos do cartão de vacina e do cartão do SUS.

MAIORES INFORMAÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE ACESSE: https://svspirangucu.blogspot.com.br/