04 JUL 2018
EMATER-MG REALIZA CURSO DE DOCES NO BAIRRO DO CENTRO

Com o apoio da Prefeitura de Piranguçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura, a EMATER-MG realizou entre os dias 19 e 21 de junho o Curso de Fabricação de Doces secos e cristalizados no Bairro do Centro. O evento foi feito com o objetivo de atender a demanda do responsável pela tradicional Festa de Nossa Aparecida que acontece sempre no segundo final de semana do mês de agosto.

Segundo o Sr. Célio, o grupo de mulheres voluntárias coordenado por ele sentiu a necessidade de aperfeiçoar todo o processo de fabricação seguindo um certo refinamento na produção dos tradicionais doces vendidos nos cartuchos durante a festa. Nesse sentido, a Equipe Local da EMATER-MG de Piranguçu organizou a demanda do grupo em duas reuniões preparatórias, a princípio listando os tipos de doces com interesse de trabalhar e em seguida negociando toda a programação do curso com o apoio técnico da Unidade Regional de Pouso Alegre.

Desta forma, o evento foi todo conduzido pelas extensionistas de Bem Estar Social da EMATER-MG, Sras. Aline Guidis e Girlene Pícoli, as quais trabalharam as boas práticas de fabricação, os cuidados pessoais do manipulador de alimentos e as receitas específicas para a produção de: beijinho, brigadeiro, cajuzinho, cocada, doce de leite, pé-de-moleque, doce de leite com côco, doce de leite com amendoim, mamão cristalizado, abacaxi cristalizado, laranja cristalizada, abóbora cristalizada e casquinha de laranja cristalizada, além dos doces “secos” de abóbora, batata doce, cidra e mamão.

Com o êxito desta capacitação de vinte e quatro horas para o grupo de vinte mulheres do bairro e imediações, a expectativa é que o grupo se sinta seguro na fabricação coletiva dos doces com qualidade para oferecer na festa, tenha mais uma opção de renda e multiplique o conhecimento adquirido com outros moradores da comunidade.