09 OUT 2018
Soluções para morte de bovinos em Piranguçu foi tema de evento no bairro Borges

A Prefeitura Municipal de Piranguçu em parceria com o Centro Universitário de Itajubá (Fepi) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promoveram a Tarde Técnica sobre Pecuária no dia 3 de outubro, no salão comunitário do bairro dos Borges.

O evento teve como público-alvo os produtores rurais do município e faz parte de uma série de ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O tema da palestra foi ‘Hematúria em Bovinos’, sangramento causado pela ingestão de brotos de samambaia que levam os animais a morte. “Estamos lançando um projeto de correção do solo para que o produtor possa fazer as melhorias no seu solo, combatendo as pragas de samambaia, evitando que os animais busquem se alimentar dos brotos, que são tóxicos”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Raimundo Mendonça.

O secretário destacou ainda os resultados das ações que a Prefeitura vem desenvolvendo nos últimos anos. “Estamos trabalhando junto com nossos produtores rurais, formados em sua maioria por agricultores familiares. É muito bom ver os frutos desse trabalho, como os prêmios recebidos recentemente e o aumento da produção de leite. Acredito que o evento de hoje e o Programa Municipal de Correção do Solo será fundamental para a redução das mortes de animais”, finaliza Antônio.

A causa do problema foi identificada em visitas técnicas dos profissionais da Emater-MG e alunos da Fepi às propriedades dos agricultores de Piranguçu. O engenheiro agrônomo da Emater/MG, João Marcos Cunha, destacou a importância da parceria para a melhoria da vida do produtor. “É importantíssimo porque vai manter o produtor produzindo o leite, reduzir os impactos que praguejamento de pastagens pode trazer e reduzir a morte dos animais. Além de evitar o prejuízo, otimiza a produção”, explica João.

Uma das palestrantes foi Andressa Lucas, aluna de Medicina Veterinária da Fepi, que falou sobre as causas da doença. Ela destacou que além da importância para a produção, a parceria entre as instituições é importante também para formação de novos profissionais na área. “A troca de conhecimento da sala de aula com a vivência do campo é muito importante para nossa formação”, defende a aluna.

Veja mais fotos aqui.