02 DEZ 2019
6º DIA DE CAMPO SOBRE BOVINOCULTURA REALIZADO EM PIRANGUÇU

Com o apoio do SICREDI/Itajubá e da Prefeitura de Piranguçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a EMATER Minas Gerais – Equipe Local de Piranguçu, colaborou com a organização e execução do 6º Dia-de-Campo com o tema “Bovinocultura atuando na Agricultura Familiar” em conjunto com o Centro Universitário de Itajubá (FEPI). O evento realizado em 28/11 no pesqueiro do agricultor familiar Pedro Paulo da Silva (o “Pedrinho”), localizado no Bairro São Bernardo contou com a participação de mais de 100 pessoas entre universitários, professores, técnicos e agricultores de Piranguçu e região.

O projeto de Extensão Rural do Curso de Medicina Veterinária da FEPI conduzido pelo Professor Leonardo José Rennó Siqueira vêm sendo realizado com sucesso desde o ano de 2015, incluindo palestras técnicas e dias-de-campo para os agricultores em diversos municípios circunvizinhos de Itajubá. Para contribuir com a formação dos alunos no tema, extensionistas da EMATER Minas Gerais desses municípios ministram palestras sobre a Extensão Rural aos alunos e, para praticar/vivenciar o tema, os futuros “Médicos Veterinários” orientados pelo professor Leonardo, organizam e discorrem nas quatro estações dos dias-de-campo os assuntos atuais cuidadosamente selecionados e importantes para a rotina dos agricultores, conforme contexto local.

Nessa edição de 2019, os temas tratados nas estações foram: Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as quais tratam da qualidade do leite; Intoxicação dos Animais por ingestão de samambaias; Criação de Bezerras e Novilhas Leiteiras e O Perfil da Vaca Funcional.

No início do evento, convergindo com os temas escolhidos para as estações, o Sr. Antônio Rennó, secretário municipal de agricultura apresentou os trabalhos realizados pela sua pasta aos produtores rurais, detalhando todas as políticas agrícolas municipais em vigor, como: Patrulha Agrícola Mecanizada, Expedição de diversos documentos, Assessoria Ambiental e Apoio ao CODEMA e União dos Catadores de Lixo de Piranguçu, Realização de Cursos Profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e EMATER Minas Gerais.

Na sequência, o Sr. João Marcos Ferreira, engenheiro agrônomo discorreu sobre a operacionalização do crédito rural pela EMATER Minas Gerais à luz da legislação atual que disciplina o tema e apresentou os programas de Correção de Solo e de Fomento Agrícola desenvolvidos em parceria com o governo municipal.

Ainda no início, o apoiador e parceiro SICREDI na pessoa do Sr. Fernando Conte –gerente da agência em Itajubá – mostrou ao público a política de atendimento e relacionamento do “sistema cooperativo bancário”, detalhou algumas de suas atividades sociais e também destacou algumas linhas de crédito rural direcionadas para a agricultura familiar.

Os parceiros envolvidos apostam na consolidação do evento e acreditam que sua realização cumpre com os objetivos de capacitação e troca de conhecimentos com os agricultores familiares, formação técnica da classe acadêmica e a aplicação dos conhecimentos na rotina de produção da bovinocultura. Nesse sentido, espera-se que os agricultores instruídos obtenham no médio/longo prazos melhores resultados com a atividade e incrementos significativos na sua renda familiar.