23 SET 2019
Roberto Lamóglia foi homenageado no 35º Torneiro Leiteiro de Piranguçu

Dentre as atrações da 35ª Exposição Agropecuária de Piranguçu, realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, a mais tradicional é o Torneio Leiteiro, realizado desde a primeira edição.

Em 2019, com a participação de 80 produtores rurais, a competição foi organizada em duas categorias: 'Agricultor Familiar' e 'Agricultor Empresarial'. Nas palavras do secretário municipal de Agricultura, Antônio Raimundo M. Rennó, esse é o evento que valoriza os agricultores do município de Piranguçu. “Principalmente os da agricultura familiar, que se dedicam à produção do leite. E é um momento deles trocarem de experiências, explorarem a presença de técnicos e compartilhar a paixão pelo campo”, declarou, acrescentando que o benefício “é o incentivo ao melhoramento do manejo e alimentação do nosso rebanho leiteiro".

A ‘Vaca Grande Campeã’ foi a Luminária, que registrou a maior produção na somatória das sete ordenhas, com 189 quilos e 325 gramas. Orgulho da sua produtora, Alessandra Merricheli, da categoria ‘Agricultor Empresarial’, que levou o prêmio também na categoria.

E, na categoria ‘Agricultor Familiar’, a primeira colocada foi a vaca Ramona, de propriedade do Sérgio Bueno e com uma produção de 127 quilos e 852 gramas. Sérgio recebeu o troféu pelo segundo ano consecutivo. Se em 2020 for vencedor novamente, ele leva o troféu 'Grande Campeão do Torneio Leiteiro'.

O Torneio teve a participação 24 vacas, e a Exposição contou ainda com 24 cavalos, 45 gados de pista, 8 animais de pequeno porte e 7 animais na mini fazenda.

Homenagem a Roberto Lamóglia

Realizado no Pavilhão de Gado Leiteiro ‘Florival Rodrigues Ferreira’, dentro do Parque de Exposições ‘Getúlio Antunes de Siqueira’, o 35º Torneio Leiteiro foi marcado também pela homenagem prestada a um dos maiores incentivadores e empreendedores do município de Piranguçu, o senhor Roberto Lamóglia de Carvalho.

O evento aconteceu na tarde do dia 7 de setembro, antes do resultado final do Torneio. “Esta é uma pessoa com quem aprendi muito nessa vida. Ele contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade e, em especial, foi o doador do terreno onde hoje realizamos esse grande evento. Uma área de mais de 7 mil² que ele presenteou Piranguçu em 1990, e onde foi construído o Parque de Exposição. Hoje é o ponto de encontro do produtor rural. Receba nosso carinho e nosso agradecimento. Deus te abençoe”, declarou o prefeito municipal, Ricardo Martins.

Roberto Lamóglia também foi atuante para a implantação do Sistema Telefônico de Discagem Direta a Distância (DDD); construiu o galpão do gado solteiro e apoiou ações educacionais e assistenciais. Todo seu empenho e carinho com Piranguçu foram reconhecidos em 1994, quando recebeu o título de ‘Cidadão Honorário’ dos vereadores. “Eu fiz tudo isso para a cidade, porque precisava. Doei para a Prefeitura para este fim, agropecuário. Se usar o espaço para qualquer outra atividade, volta para minha propriedade. Quero sempre ajudar Piranguçu, tenho um carinho muito grande por este lugar. É uma honra estar aqui, com vocês”, discursou o homenageado, lembrando do apoio da Emater em todo o evento. “Uma parceria muito importante. Me lembro quando o Torneio Leiteiro ainda era realizado na praça e ver tudo isso hoje só me traz felicidades”.

Veja mais fotos AQUI

Resultado Geral