20 JUN 2016

Festa de São João é destaque com distribuição de doces chegando à uma tonelada de açúcar.

Vai ser com quase uma tonelada de açúcar que os festeiros do bairro dos Pintos, em Piranguçu, vão atrair seus visitantes. A ‘Festa de São João 2016’, também conhecida com o A Festa do Doce, vai acontecer nesse final de semana, dia 25 e 26. A comemoração em homenagem a São João é de tanta importância para município que é um registrado com ‘Bem Imaterial’ do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural de Piranguçu. “É uma festa vigente, de data móvel a cada ano, porque acontece no final de semana próximo ao dia 24 de junho, que é o dia de São João. Sempre dura dois dias e a celebração a ‘Reza de Terço’, explica a secretária municipal de Cultura e Turismo, Neuza Oliveira. Ela conta que, de acordo com moradores do bairro dos Pintos, ainda no início do século XIX, por volta de 1910, a família de Poncidônio iniciou a reza do terço no bairro dos Marmelos (estrada de campos do Jordão). Mais tarde, a família mudou-se para o bairro dos Pintos e a partir daí implantou a devoção ao santo junino, São João. “O próprio Inácio Poncidônio relatava isso aos seus filhos”, completou Neusa. Estão todos convidados: Festa de São João, em Piranguçu, dias 25 e 26 de junho.

‪‎