15 JUL 2016
Emater de Piranguçu apresenta relatório anual para vereadores

Na sessão ordinária da última terça-feira, dia 12, a Câmara de Vereadores de Piranguçu recebeu a visita dos representantes do escritório local da EMATER MG-Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O extensionista agropecuário, Tulio Meirelles e a auxiliar administrativa, Ana Paula Ramos, fizeram apresentação do relatório de atividades do ano de 2015. “É prática comum de nossa equipe expor esses relatórios anuais aos vereadores e assim fizemos mais uma vez. E, em resumo, podemos garantir que, para o município de Piranguçu, manter nossos trabalhos e nosso escritório só beneficia os produtores locais”, avaliou Tulio.

Na presença do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Antonio Raimundo Mendonça Rennó, o Nem, o representante da Emater apresentou alguns dados e ilustrou, com fotografias, ações realizadas na cidade. “Nossa missão é contribuir para a promoção do agronegócio e do bem-estar da sociedade, com foco na agricultura familiar, através do serviço de extensão rural pública com qualidade, para o desenvolvimento sustentável em Piranguçu”, completou o extensionista.

Confira alguns destaques apresentados no relatório:

• Convênio com a FEPI – Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá, através do curso de Veterinária, para contratação de estagiários que integram os diversos projetos do município, entre eles melhoramento da qualidade do leite, melhoramento genético, criações, análise de solo, etc.
  • Através desse convênio, depois de realizar levantamentos e diagnósticos, 25 famílias estão sendo acompanhadas com foco na melhoria da agricultura familiar (sendo 24 em Unidades de Produção Familiar e uma em Unidade de Referência). Mas ao todo, 262 famílias de agricultura familiar são atendidas no município.
  • Realização de Chamadas Públicas do Leite (estão na segunda edição, das três exigidas)
  • Realização de eventos como ‘Dia de Campo’, que ofereceu tendas de capacitação com apoio dos estagiários e presença de cerca de 150 pessoas
  • Realização do programa ILPF – Integração Lavoura Pecuária e Floresta
  • Reuniões e parcerias com ABASSUL – Associação dos Bananicultores / AAPP – Associação Agropecuária de Piranguçu / SIAT / SEMMA / IMA
  • Realização de teste de novas qualidades de produtos, como exemplo, o milho obtido junto com a Embrapa
  • Visitas técnicas, como à Biotran, em Alfenas, para obter conhecimentos sobre fertilização in vitro
  • Apoio e participação na criação de associações e grupos específicos como de Orgânicos, produtores de Leite, etc.
  • Falou da produção de leite com a disponibilidade de tanques distribuídos nos bairros rurais
  • Informou que em 2015, mas de 1.252.362 litros de leite foram produzidos, sendo a média de 338 mil litros nos bairros Freire e Pintos / 287 mil litros nos Borges / 626 mil litros no São Bernardo
  • Que de 2012 (846.244 mil litros/ano) para 2015, houve aumento de 406 mil litros de leite em Piranguçu
  • O cadastro de 21 produtores, em 2015, no CAR – Cadastro Ambiental Rural. Em 2016 ele garante que já chega a 150.
  • Falou também do apoio à Feira Livre da cidade, venda de alimentos para as redes de ensino (municipal e estadual)
  • Entrega de kits de mudas (limão, acerola, pera, etc) para 25 produtores, em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia
  • Distribuição de 100 sacos de milho para 50 produtores
  • Doação de 950 pintos para 12 produtores
  • Doação de 30.985 mil alevinos para 43 produtores
  • Produção em 2015: BANANA (3200 toneladas em 400 hec) / ARROZ SEM CASCA (695 toneladas em 135 hec) / LEITE (7600 toneladas de 5384 cabeças) / MILHO (1000 toneladas em 250 hec) / FEIJÃO (91 toneladas em 85 hectares), segundo dados do IBGE.
  • E finalizou apresentando dados econômicos, como:

– PIB Total: R$ 45.009.000,00

– PIB Agropecuário de Piranguçu: R$ 11.711.000,00

– Que corresponde a 26% de participação no município

– Que mais de R$ 562 mil foram conquistados para o município em créditos, convênios, etc.

CORRESPONDENTE BANCÁRIO BANCO DO BRASIL

Outra informação apresenta pelos representantes da Emater em Piranguçu é a de que o município foi escolhido e está apto, após realização de provas, a realizar movimentações bancárias, através do Banco do Brasil, para os produtores rurais.

“Iremos receber a documentação, fazer as análises, intermediar com o banco e ajudar os produtores a buscar financiamentos, por exemplo”, explicou Ana Paula. “Ao invés deles irem no banco e fazer a proposta, nós iremos para eles”. O serviço atende Itajubá, Wenceslau Braz, Marmelópolis, Delfim Moreira e Piranguinho.

A Emater possui 32 unidades regionais, sendo sete polos de atendimentos. Em Piranguçu, vai completar em 2016, 40 anos de parceria ininterruptas, e responde para a Regional de Pouso Alegre.

A reunião foi presidida pelo vereador José Márcio Correa, e teve ainda manifestações e cumprimentos pelos bons serviços prestados pela Emater na cidade.

Por: ASCOM Prefeitura de Piranguçu